Revista Cadernos de Psicologias

Normas de publicação

CadernoS de PsicologiaS é uma revista híbrida, no sentido de estar com um pé nas revistas acadêmicas tradicionais e outro pé nas revistas de circulação (ou mesmo fanzines), onde criar e se reconhecer em um território comum é tão (ou mais) importante do que relatos técnicos. Sendo assim, a revista permanece aberta aos múltiplos olhares e fazeres das diferentes áreas de atuação em Psicologia, bem como suas conexões interdisciplinares – tomamos o Código de Ética da(o) Psicóloga(o) e os consensos no campo dos Direitos Humanos como maiores diretrizes editoriais.

Com isso, espera-se alargar o campo acadêmico, acolhendo publicações de Instituições de Ensino Superior, seja em formatos de inquietações teóricas, seja em formato de resenhas; mas também espera-se dar maior visibilidade às práticas tão ricas, diversificadas e potentes que ocorrem nos diferentes rincões de um Estado tão vasto como o paranaense.

Como será a avaliação dos artigos?

Conforme propõe o Conselho Editorial da revista CadernoS de PsicologiaS, a avaliação dos materiais recebidos será realizada com base em uma linha editorial pautada no compromisso ético da Psicologia.

Em sua carta, o Conselho Editorial da revista afirma que não se trata de uma “competição” ou “busca” pelo melhor artigo, mas de uma escolha colegiada, de acordo com uma “curadoria”, para “ratificar os preceitos de pluralidade necessários aos diferentes olhares da Psicologia enquanto ciência e profissão compromissadas às questões sociais e defesa intransigente dos Direitos Humanos e da democracia”.

A composição da equipe avaliativa poderá incluir também parecer “ad hoc” dos demais conselheiros e colaboradores técnicos do Conselho Regional de Psicologia do Paraná ou de outras parcerias institucionais (banco de pareceristas).

Quais são as modalidades dos textos?

1 – Relatos de Experiência: artigo que apresenta descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção profissional e/ou acadêmica (como, por exemplos, experiências de estágio curriculares com estudantes do curso de Psicologia, resultados de projetos de extensão vinculados aos departamentos ou cursos de Psicologia, etc.), que faça uma articulação entre teoria/prática, indicando-se com detalhes as condições de realização da experiência relatada.

2 – Inquietações Teóricas: ensaios, trabalhos teóricos e/ou de revisão de literatura nos diferentes campos do conhecimento da Psicologia e campos afins que contribuam para o aprofundamento de um tema ou conceito e apresentem um debate teórico de modo a questionar modos de pensar e formas de atuação tradicionais.

3 – Cadernos Técnicos do CRP-PR: documentos, pareceres, notas técnicas, ofícios (textos originais) e demais produções realizadas pela área técnica e pelas Comissões do CRP-PR (COF – Comissão de Orientação e Fiscalização; COE – Comissão de Ética; CCS – Comissão de Comunicação Social, Comissões Permanentes e Comissões Temáticas).

4 – Resenhas: contendo o registro e a crítica de livros e filmes produzidos recentemente, em áreas ou intersecções possíveis às relações entre Psicologias, Cultura, Sociedade e Subjetividade. 

5 – Estilhaços: escritas pessoais, depoimentos, fragmentos literários e outras perspectivas autorais. (Obs: Por se tratar de um fascículo da revista com alta aposta estética, não há estrutura delimitada para produções nessa modalidade).

Qual deve ser a estrutura do texto?

Os manuscritos (com exceção da modalidade 5, “Estilhaços”) devem conter uma Folha de Rosto com o(s) nome(s) das(os) autoras(es), endereço, e-mail e telefone. Além disso, deve-se incluir filiação Institucional (quando houver), título do manuscrito em português, inglês e espanhol (máximo 12 palavras), resumo em português (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em inglês (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em espanhol (150 palavras) seguido de três palavras-chave.

Os textos deverão ter a seguinte estrutura:

Relatos de Experiência e Inquietações Teóricas – os manuscritos deverão apresentar: introdução, referencial teórico, método, resultados, discussão e considerações finais/conclusão (não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens).

Cadernos Técnicos do CRP-PR – os manuscritos deverão estar relacionados às produções vinculadas às demandas que são apresentadas aos setores técnicos do CRP-PR.

Resenhas – os manuscritos deverão ter no máximo seis páginas e seguir as orientações quanto à formatação do texto conforme informações. O manuscrito deve ser preparado sem subdivisões, na primeira folha deve ser apresentada a referência bibliográfica da obra resenhada e, ao final do texto, o nome, titulação acadêmica e a filiação institucional da(o) resenhista (se houver).

Estilhaços – formato aberto, com até quatro páginas. Convite a projetos autorais e outras perspectivas estéticas. Deve, entretanto, deixar evidenciado a autoria (seja individual ou coletiva) com respectivas filiações institucionais quando houver.

Os Relatos de Experiência e as Inquietações Teóricas deverão ter entre 8 e 12 páginas incluindo referências bibliográficas, e devem ser organizados com a seguinte formatação: folha A4, Fonte Times New Roman (corpo 12), espaços entre linhas 1,5; margens – direita e esquerda: 3 cm, superior e inferior: 2,5 cm (indicação Normal no Word), páginas numeradas na margem inferior lado direito.

Nota: a Folha de Rosto não será contabilizada na quantidade de páginas.

As referências bibliográficas deverão ser organizadas utilizando as normas da APA (ver formas de notação bibliográficas no link http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/112/96/493-1 ).

Importante: ao submeter o manuscrito ao Conselho Editorial da CadernoS de PsicologiaS, as(os) autoras(es) assumem a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito para outro periódico. Os textos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todas(os) as(os) autoras(es).

Endereço para correspondência:

Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) – Sede Curitiba: Rua São José, 699, Cristo Rei, Curitiba-PR CEP 82590-300

 E-mail: cadernosdepsicologias@crppr.org.br