CadernoS de PsicologiaS é uma revista híbrida, no sentido de estar com um pé nas revistas acadêmicas tradicionais e outro pé nas revistas de circulação (ou mesmo fanzines), onde criar e se reconhecer em um território comum é tão (ou mais) importante do que relatos técnicos. Sendo assim, a revista permanece aberta as múltiplas perspectivas e fazeres das diferentes áreas de atuação em Psicologia, bem como suas conexões interdisciplinares — tomamos o Código de Ética da Psicologia e os consensos no campo dos Direitos Humanos como maiores diretrizes editoriais.
Com isso, espera-se alargar o campo acadêmico, acolhendo publicações de Instituições de Ensino Superior, seja em formatos de inquietações teóricas, seja em formato de resenhas; mas também espera-se dar maior visibilidade às práticas tão ricas, diversificadas e potentes que ocorrem nos diferentes rincões de um Estado tão vasto como o paranaense.
Periodicidade: Anual
Conforme propõe o Conselho Editorial da revista CadernoS de PsicologiaS, a avaliação dos materiais recebidos será realizada com base em uma linha editorial pautada no compromisso ético da Psicologia.
Em sua carta, o Conselho Editorial da revista afirma que não se trata de uma “competição” ou “busca” pelo melhor artigo, mas de uma escolha colegiada, de acordo com uma “curadoria”, para “ratificar os preceitos de pluralidade necessárias as diferentes perspectivas da Psicologia enquanto ciência e profissão compromissadas às questões sociais e defesa intransigente dos Direitos Humanos e da democracia”.
A composição da equipe avaliativa poderá incluir também parecer ad hoc de demais pessoas conselheiras e pessoas colaborados técnicas do Conselho Regional de Psicologia do Paraná ou de outras parcerias institucionais (banco de pareceristas).
Atenção: Estudantes de graduação de Psicologia terão textos apreciados se enviados nas categorias “Estilhaços” e “Resenhas”. Para as demais categorias “Relatos de Experiência” ou “Inquietações teóricas”, a participação de estudantes de graduação é igualmente incentivada, porém condicionada à parceria com profissionais de Psicologia com registro ativo neste CRP-PR, seja na condição de docentes, supervisores de estágio ou mesmo parcerias institucionais.
1 – Relatos de Experiência: artigo que apresenta descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção profissional e/ou acadêmica (como, por exemplos, experiências de estágio curriculares com estudantes do curso de Psicologia, resultados de projetos de extensão vinculados aos departamentos ou cursos de Psicologia, etc.), que faça uma articulação entre teoria/prática, indicando-se com detalhes as condições de realização da experiência relatada.
2 – Inquietações Teóricas: ensaios, trabalhos teóricos e/ou de revisão de literatura nos diferentes campos do conhecimento da Psicologia e campos afins que contribuam para o aprofundamento de um tema ou conceito e apresentem um debate teórico de modo a questionar modos de pensar e formas de atuação tradicionais.
3 – Cadernos Técnicos do CRP-PR: documentos, pareceres, notas técnicas, ofícios (textos originais) e demais produções realizadas pela área técnica e pelas Comissões do CRP-PR (COF – Comissão de Orientação e Fiscalização; COE – Comissão de Ética; CCS – Comissão de Comunicação Social, Comissões Permanentes e Comissões Temáticas).
4 – Resenhas*: contendo o registro e a crítica de livros e filmes produzidos recentemente, em áreas ou intersecções possíveis às relações entre Psicologias, Cultura, Sociedade e Subjetividade.
5 – Estilhaços*: escritas pessoais, depoimentos, fragmentos literários e outras perspectivas autorais. (Obs: Por se tratar de um fascículo da revista com alta aposta estética, não há estrutura delimitada para produções nessa modalidade).
*Atenção: Estudantes de graduação de Psicologia terão textos apreciados se enviados nas categorias “Estilhaços” e “Resenhas”. Para as demais categorias “Relatos de Experiência” ou “Inquietações teóricas”, a participação de estudantes de graduação é igualmente incentivada, porém condicionada à parceria com profissionais de Psicologia com registro ativo neste CRP-PR, seja na condição de docentes, supervisores de estágio ou mesmo parcerias institucionais.
Os manuscritos – com exceção das modalidades 4 e 5, “Resenhas” e “Estilhaços” – devem conter uma Folha de Rosto com o(s) nome(s) das(os/es) autoras(es/ies), endereço, e-mail e telefone. Além disso, deve-se incluir filiação Institucional (quando houver), título do manuscrito em português, inglês e espanhol (máximo 12 palavras), resumo em português (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em inglês (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em espanhol (150 palavras) seguido de três palavras-chave.
Os textos deverão ter a seguinte estrutura:
Relatos de Experiência e Inquietações Teóricas — Os manuscritos deverão apresentar: introdução, referencial teórico, método, resultados, discussão e considerações finais/conclusão (não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens).
Cadernos Técnicos do CRP-PR — Os manuscritos deverão estar relacionados às produções vinculadas às demandas, as quais são apresentadas aos setores técnicos do CRP-PR.
Resenhas — O manuscrito deve ser preparado sem subdivisões, na primeira folha deve ser apresentada a referência bibliográfica da obra resenhada e, ao final do texto, o nome, titulação acadêmica e a filiação institucional da pessoa resenhista (se houver). Para esta modalidade, os manuscritos deverão ter no máximo seis páginas e seguir as orientações quanto à formatação do texto conforme normas aqui mencionadas.
Estilhaços — Formato aberto, com até quatro páginas. Convite a projetos autorais e outras perspectivas estéticas. Deve, entretanto, deixar evidenciado a autoria (seja individual ou coletiva) com respectivas filiações institucionais quando houver.
Os Relatos de Experiência e as Inquietações Teóricas deverão ter entre 8 e 12 páginas, incluindo referências bibliográficas, e devem ser organizados com a seguinte formatação: folha A4, Fonte Times New Roman (corpo 12), espaços entre linhas 1,5; margens — direita e esquerda: 3 cm, superior e inferior: 2,5 cm (indicação Normal no Word), páginas numeradas na margem inferior lado direito.
Nota: a Folha de Rosto não será contabilizada na quantidade de páginas.
As referências bibliográficas deverão ser organizadas utilizando as normas da APA (ver formas de notação bibliográficas no link http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/112/96/493-1).
Importante: ao submeter o manuscrito ao Conselho Editorial da CadernoS de PsicologiaS, as pessoas autoras assumem a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito para outro periódico. Os textos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todas as pessoas autoras.
Acesse a declaração clicando no botão abaixo, e envie preenchida para o email cadernosdepsicologias@crppr.org.br com seu texto para a edição vigente.
Formulário de autoidentificação: ao submeter o seu texto ao Conselho Editorial da CadernoS de PsicologiaS, as pessoas autoras, deverão preencher formulário de autoidentificação para mapeamento de diversidade e inclusão do Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Para acessar, clique no botão abaixo:
Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) – Sede Curitiba: Rua São José, 699 – Cristo Rei, Curitiba/PR 82590-300