Revista CadernoS de PsicologiaS

Saúde Mental/Luta Antimanicomial:
ecos para Conferências de Saúde Mental

Número 03/2022 - em atualização

Editorial

ISSN 2764-4340

Dois mil e vinte e dois ficará marcado como o ano da retomada das Conferências de Saúde Mental, em suas diferentes etapas municipais, estaduais e nacional. Uma retomada importante das discussões no campo e que se dão em um momento delicado da implantação da Reforma Psiquiátrica no Brasil — a ponto de não serem poucos os que afirmam atravessarmos uma “contrarreforma psiquiátrica”, dado que nestes últimos anos aconteceram muitos revezes políticos em sua implementação.

Os dados justificam a preocupação: hoje o repasse da União às chamadas “Comunidades Terapêuticas” e aos Hospitais Psiquiátricos já ultrapassa o valor do financiamento ao modelo da Atenção Psicossocial. Enquanto os investimentos em CAPS são praticamente congelados, enquanto a Estratégia de Saúde da Família e cuidados em saúde mental na atenção primária é visto como “demodê”, a lógica ambulatorial e o paradigma manicomial avança a passos largos. 

Nesse contexto, urge operarmos movimentos de resistência ao desmonte e, ao mesmo tempo, olharmos adiante, rumo às inovações, incrementos, aperfeiçoamentos e destaques que as demandas emergentes de cuidado em saúde mental exigem. Desde os anos 1960 muitos lutaram para que o sonho de uma sociedade sem manicômios fosse sonhado: temos a responsabilidade de continuarmos essa caminhada e de continuarmos sonhando esse sonho.

Entendemos que a defesa do ideário antimanicomial está diretamente relacionada à defesa intransigente dos Direitos Humanos e da ética em psicologia. É com essa perspectiva que a revista CadernoS de PsicologiaS, nesta sua terceira edição, busca estas fagulhas para ecoar as propostas das Conferências de Saúde Mental realizadas e vindouras. Só há Reforma Psiquiátrica, de fato, se esta estiver atrelada à crítica contundente aos espaços de exclusão e institucionalização; só é possível tal operação se a desinstitucionalização ultrapassar os muros dos hospícios e também desmontar os resquícios de práticas manicomiais que aparecem “naturalizadas” ou revestidas de uma assepsia cotidiana — incluindo a desmontagem das engrenagens do racismo estrutural.

Os muros do hospício podem estar “cá dentro”. Por isso optamos por grafar o signo Saúde Mental atrelada à Luta Antimanicomial: a perspectiva aqui ecoa a ideia de que toda saúde é coletiva: não tem mesmo como falar de Luta Antimanicomial sem enfatizarmos a importância das Estratégias de Redução de Danos no contexto das Políticas Públicas voltadas ao cuidado de pessoas que fazem usos problemáticos de álcool e outras drogas, ou sem saudarmos a relevância das Associações de Usuários de Saúde Mental como “cereja do bolo” na participação democrática em um território.

Nesta edição, além das categorias “Relatos de Experiência”, “Estilhaços”, “Resenhas”, “Inquietações Teóricas” e dos “Cadernos Técnicos do CRP PR”, lançamos mão do recurso de entrevistas e alguns textos “encomendados” por sua pertinência e temática. 

Nosso desejo é de que estas tramas aqui esboçadas encontrem, não somente olhares, vozes e mãos, mas também enlaces e parcerias e que destas articulações possamos elaborar leituras críticas dos determinantes sociais envolvidos no processo de saúde/doença, atentas às exigências da contemporaneidade.  

A luta continua!

CadernoS de PsicologiaS — Número 3 – 2022

Esta publicação é a versão on-line (digital) do terceiro número da revista CadernoS de PsicologiaS. Este número teve uma temática específica, portanto os textos aqui expostos versam sobre Saúde Mental e a Luta Antimanicomial, dando eco às Conferências em Saúde Mental ocorridas em 2022. Agradecemos às(aos/es) autoras(es), pareceristas, colegas do Conselho Editorial e equipes técnicas do CRP-PR que viabilizaram mais esta entrega importante e necessária à categoria, e renovamos o convite para você poder compor conosco as próximas edições.

Boa leitura!

Conselho editorial

Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211)

Guilherme Almeida de Lima (CRP-08/30681)

Jeniffer Lucas (CRP-08/22481)

João Batista Martins (CRP-08/07111)

Valdirene Silva Machado (Estagiária de Psicologia)

Pareceristas n.º3

Amanda Lays Monteiro Inácio (CRP-08/23410), Adriana Pellanda Gagno (CRP-08/06708), Bruna Maria de Souza (CRP-08/20232), Christiane Henriques Ferreira (CRP-08/22399), Daiane Zanqueta (CRP-08/26107), Dyeniffer Jessica Bezerra Parisoto (CRP-08/27407), Erica Cristina Pereira (CRP-08/IS-269), Fernanda Cristina Pamplona (CRP-08/25480), Geovana Barbero de Oliveira (CRP-08/22468), Guilherme Alcântara Ramos (CRP-08/21249), Jefferson Olivatto da Silva (CRP-08/13918), Lara Stresser Schmitt Cesar (CRP-08/15778), Larissa Schelbauer (CRP-08/19051), Marcos Roberto Garcia (CRP-08/06381), Mariita Bertassoni da Silva (CRP-08/00101), Paulo Penha de Souza Filho (CRP-08/13139), Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363), Priscila Soares Pereira do Nascimento (CRP-08/12303), Thainã Eloá Silva Dionísio (CRP-08/26927), Wesley Diego de Godoi (CRP-08/24023).

Produção editorial

Alec Bineck Lessa (Designer e Front-end)

Daniel Pagnozzi Ditchfield (Estagiário de Graduação em Publicidade)

Samuel Oliveira de Castro (Back-end)

Textos publicados

As ideias presentes nos artigos publicados nesta revista são de responsabilidade de suas(seus) autoras(es), a exceção dos textos contidos no fascículo “Cadernos Técnicos do CRP PR”, construídos pela Equipe Técnica/Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-PR.

Roberta C. Gobbi Baccarim

#Estilhaços

Tiago de Matos Peixoto

#Estilhaços

Nadya Christiane Silveira Pellizzari

#Estilhaços

Pedro Henrique Moraes; Lislei Teresinha Preuss

#Relatos_de_experiência

Frank da Silva Veiga; José Afonso de Oliveira; Lucineia de Oliveira

#Relatos_de_experiência

Isabeli Russo Lopes; Lorena Isabela Carvalho; Roberth Miniguine Tavanti

#Relatos_de_experiência

Tese do campo antimanicomial do Paraná à 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Paraná

#Cadernos_técnicos_do_CRP-PR

Orientações e reflexões sobre a prática de Psicólogas(os) que atuam nas Políticas Públicas 

#Cadernos_técnicos_do_CRP-PR

Orientações sobre a prestação de serviços Psicológicos às pessoas em situação de uso de substâncias psicoativas — álcool e outras drogas

#Cadernos_técnicos_do_CRP-PR