Revista CadernoS de PsicologiaS

Saúde Mental/Luta Antimanicomial:
ecos para Conferências de Saúde Mental

Número 03/2022

CadernoS de PsicologiaS – Número 3 – 2022

ISSN 2764-4340

Em 2022 teremos Conferências de Saúde Mental em seus diversos níveis (municipal, estadual e nacional) e a revista CadernoS de PsicologiaS do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) abre seu 3º número trazendo para o centro de nossa atenção as áreas da saúde mental e luta antimanicomial, com o tema: 

Saúde Mental/Luta Antimanicomial: ecos para Conferências de Saúde Mental.

Entendemos que tais produções possam partir das(os) colegas Psicólogas(os) com inscrição ativa neste CRP (também com a possibilidade sempre bem-vinda de escrita em parceria com colegas de outras áreas) que atuem no SUS e na atenção psicossocial, mas também entendemos que urge propor o debate sobre a Luta Antimanicomial em outras áreas e políticas públicas: educação, habitação, assistência social, trabalho e geração de renda, etc. 

Quando falamos de saúde mental e Luta Antimanicomial, de onde parte nosso saber? Onde estamos, para onde vamos, o que queremos, com quais vozes falamos? Onde está o manicômio hoje e quais são suas práticas “recauchutadas”? Como resistir e (continuar a) exalar a potência do desejo para defendermos o projeto de cidadania que há no mote por uma sociedade sem manicômios e nos princípios do SUS? Os caminhos para se pensar a questão são vários… Assim, convidamos você, Psicóloga(o) do Paraná, a trilhar esse percurso, contribuindo conosco na produção de reflexões nos formatos de “Relatos de Experiência”, “Resenhas”, “Inquietações Teóricas” ou “Estilhaços”. 

Para uma ciência e profissão que tem seu código de Ética pautado na defesa intransigente dos Direitos Humanos, não basta “não concordar com o manicômio”:  é preciso ser antimanicomial (e antirracista e antiproibicionista, no sentido amplo dos termos). Por isso queremos dar voz aos saberes e práticas em Psicologia que se inscrevem no campo da saúde mental, conhecimento este que pode subsidiar as propostas das Conferências de Saúde Mental.

Precisamos dar ecos a estas e às novas vozes, daquelas(es) que bradaram e bradam no coro da Luta Antimanicomial e em defesa de uma sociedade mais justa e democrática, com uma concepção de saúde que ultrapasse as práticas individualizantes, ambulatoriais, hospitalocêntricas. Toda saúde é coletiva! 

Período de envio

Os textos podem ser enviados de 22 de fevereiro a 15 de junho de 2022 para o e-mail: cadernosdepsicologias@crppr.org.br.

Saiba mais:

Edições anteriores

Confira também as edições 2020 e 2021, da CadernoS de PsicologiaS, disponíveis abaixo: