ISSN 2764-4340
Você tem em mãos (ou em tela) um trabalho de produção e articulação que, em uma primeira mirada, pode parecer um bloco único, mas que é atravessado por diferentes estágios ou platôs, às vezes não muito nítidos de serem observados.
Um destes estágios é a formação de um conselho editorial — que almeja ser coeso a ponto de acolher multiplicidades de olhares e saberes e tenha o compromisso com a produção e difusão de conhecimentos regidos por uma outra lógica, não hierárquica, positivista ou colonial. Este é sempre um trabalho “em processo” e que se renova a cada edição.
Outro estágio diz respeito às negociações, deliberações, ao trabalho das equipes articuladas — da gerência técnica à equipe de comunicação social do CRP-PR que viabilizam todo um arranjo até a revista, enfim, tornar-se visível. Você pode perceber em cada detalhe gráfico o cuidado que nos autoriza a dizer que este é um projeto ético-estético e político.
Também há o estágio da tramitação com autores, pessoas dos mais diversos contextos profissionais e acadêmicos que, de forma generosa, expõe aqui a coragem de suas palavras e ofertam a escrita autêntica de uma outra psicologia. Aprendemos muito com os pareceres, com os comentários no cantinho do texto e outras possibilidades de trocas e contextualizações das propostas que nos são encaminhadas.
Enfim, são muitos estágios e seus espelhos que, tal qual a imagem de um foguete e seus tanques propulsores, acoplam-se a este projeto. Saudamos todos eles, mas em especial saudamos aqui, neste editorial com trocadilhos, o trabalho dos diferentes estagiários e estagiárias que contribuíram com a edificação desse projeto junto a equipe técnica do CRP-PR. Essa revista não teria sido viável sem a participação destes colegas que, ao longo da breve história da CadernoS de PsicologiaS, viabilizaram estas transmissões de saber.
Parece pueril, mas é com o vigor e a “pulsão” destes estagiárias-os que, muitas vezes, nos guiamos; não só porque emprestamos ali a juventude e a expectativa que às vezes o cansaço da caminhada nos turva, como porque reconhecemos ali, na maestria de cada estagiária-o um convite à decolonialidade: é quando estagiárias-os tornam-se nossos educadoras-es e a pirâmide do suposto saber é virada do avesso. Desconstruir e desmontar é preciso.
Que esses diferentes estágios, camadas e vigor de estagiárias(os) se façam visíveis junto a estas letras e junto a vasta produção que aqui se oferenda e que, com as páginas desta revista, e que possamos, também por aqui, resgatar a sede de conhecimentos e a expectativa de uma profissão transformadora e de um mundo menos ordinário — expectativas comuns a quem debuta, com frescor e apostas na força da vida. São nossos desejos.
Boa leitura!
1 Texto escrito por Altieres Edemar Frei, trabalhador da Assessoria Técnica em Pesquisas do CRP-PR, representando este Conselho Editorial na forma de um tributo, homenagem e agradecimento à: Ricardo Lucas Koepp de Oliveira, Valdirene Silva Machado e Helena Machado pelas valiosas contribuições à curadoria da revista CadernoS de PsicologiaS e demais estagiários em diferentes setores da equipe que trabalham no projeto.
Esta publicação é a versão online do quarto número da revista CadernoS de PsicologiaS. Este número terá uma temática livre, portanto os textos aqui expostos versarão sobre diversos assuntos sobre a Psicologia.
Ao submeter seu texto para a 4ª edição da CadernoS de PsicologiaS, é necessário assinar a “Declaração de Ineditismo e Cessão de Direitos Autorais” para publicação nas modalidade virtual e/ou impressa, para acessar clique no botão abaixo:
Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211)
Danilo Zeferino Brandão (CRP-08/22055)
Guilherme Almeida de Lima (CRP-08/30681)
Jenniffer Lucas (CRP-08/22481)
Matheus Atilio Ramos Sales (CRP-08/36312)
Meire Regiane Lourenço Nunes (CRP-08/09673)
Pamela Cristina Salles da Silva (CRP-08/20935)
Rosângela Bacron (CRP-08/04941)
Valdirene Silva Machado (estagiária da assessoria de pesquisas até agosto de 2023)
Helena Vicente (estagiária da assessoria de pesquisas desde agosto de 2023)
Anderson Garcez Faccio (CRP-08/30064); Christiane Henriques Ferreira (CRP-08/22399); Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini (CRP-08/07915); Daiane Zanqueta (CRP-08/26107); Guilherme Almeida de Lima (CRP-08/30681); Jefferson Olivatto da Silva (CRP-08/13918); Julia Gindre Soreano Lopes (CRP-08/32661); Julia Mezarobba Caetano Ferreira (CRP-08/25872); Lara Stresser Schmitt Cesar (CRP-08/15778); Larissa Schelbauer (CRP-08/19051); Márcia Regina Walter (CRP-08//02054); Mariita Bertassoni da Silva (CRP-08/00101); Matheus Atilio Ramos Sales (CRP-08/36312); Natália Cesar de Brito (CRP-08/17325); Paulo Penha de Souza Filho (CRP-08/13139); Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363).
Alec Bineck Lessa (DRT 1443/PR) – Designer
Daniel Pagnozzi Ditchfield – Estagiário de Graduação em Publicidade
Samuel Oliveira de Castro – Back-end
As ideias presentes nos artigos publicados nesta revista são de responsabilidade das pessoas autoras, a exceção dos textos contidos no fascículo “Cadernos Técnicos do CRP-PR”, construídos pela Equipe Técnica/Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-PR.
Ana Ligia Bragueto Costa, Annamaria Coelho de Castilho, Claudia Cibele Bitdinger Cobalchini, Christiane Burle de Oliveira, Fernanda de Araújo Stresser, Griziele Martins Feitosa, Ires Aparecida Falcade, Meire Regiane Lourenço Nunes e Vanessa Kowalek.
#Relatos_de_experiência
#Relatos_de_experiência
#Relatos_de_experiência
#Relatos_de_experiência
#Relatos_de_experiência
#Resenhas
#Resenhas
#Resenhas