ISSN 2764-4340
Sua vida foi dura, vó, mas você estava longe de ser mole. Conseguiu jorrar amor pelas frestas do concreto e possibilitar um mundo sem náuseas para uma menina preta que buscava sentido na vida.
Djamila Ribeiro no livro Cartas para minha avó
Chegamos à 5ª edição da Cadernos de Psicologias comemorando mais um passo em direção à valoração da pluralidade dentro da própria psicologia.
Tendo a alacridade1 como mirada epistemológica que dá ensejo a esta edição, lhes apresentamos a intelecpluralidade2 das pessoas negras e psicólogas do Estado do Paraná. Desde a editoração, passando pelos textos apresentados e o designer de capa, contamos com pessoas negras como protagonistas.
Pois sim, nós existimos!
E nossa formação e atuação está ritmada e colorida pela cultura afro-brasileira!
Pedimos licença ao ancestral Abdias Nascimento para nos inspirarmos em sua sabedoria expressa em arte, oralidade, textualidade e Axé, firmando a produção das divulgações e capa pelas talentosas mãos de Alec Bineck Lessa. Uma revista feita a muitas mãos, mas que surge como fruto maduro colhido na dedicação do conselho editorial, e, principalmente do incansável e meticuloso trabalho da equipe técnica.
Firmamos um riscado com ponta de lança, que contou com o engajamento de toda a gestão do CRP-08, em especial das pessoas que compõem a Comissão Étnico-racial – CER, ressoando em seus tambores/corações a rítmica para chegarmos às produções textuais que vocês encontrarão nas próximas páginas.
Assim, nossa revista tornou-se espiral do tempo3 em que as pessoas negras, estudantes, professores, profissionais das políticas públicas, dos atendimentos clínicos, entre outros campos da Psicologia, grafaram em tinta suas observações, inquietação, experiências e demais estilhaços, musicalizando a palavra, gingando e dançando a sabedoria e os afetos, nessa grande roda que abrimos juntos.
Nessa mirada nos colocamos também a romper com formas monoculturais e, tal com Anense4 lança a cabaça com todo o conhecimento que ao estilhaçar-se espalha as sabedorias pelo mundo, agregamos a intelecpluralidade também no convite às pessoas profissionais de Psicologia do Paraná, para que se expressem por meio de outras formas, tornando o eixo Estilhaços passível de receber produções de conhecimento mais próximas da arte. O primeiro estilhaço que abre este convite vocês encontrarão em formato de QR code, basta apontar a câmera do seu celular para acessar.
“Árvores que dançam” é um videoarte criado em 2021 como estudo para participação em evento nacional da AJB – Associação Junguiana do Brasil. Une declamação de uma parte do discurso de Nelson Mandela de 1994, fragmento de música de Inaicyra Falcão e escultura modelada em argila fria, apresentando a força e vitalidade que nos faz, pessoas negras, seguir para além do trauma. Para mim, foi emocionante acessar este lugar em que conhecimento conceitual e de vida torna-se arte.
Uma apresentação que é também convite a todas as pessoas psicólogas do Paraná a adentrarem outras linguagens do conhecimento conosco, para acessarmos juntas as diversas faces da sabedoria que Ananse propagou.
Desejo que os saberes compartilhados nesta revista toquem corações e transformem vidas!
Boa vivência!
Pamela C. Salles da Silva (CRP-08/20935), coordenadora do conselho editorial e conselheira do XV Plenário
Conselho Editorial – CadernoS de PsicologiaS nº5
1Muniz Sodré define a alacridade/alegria profunda como um exemplo de força vital – Axé. Certa protodisposição afetiva, um certo estado de ser que quando acionado aumenta a si mesmo e caracteriza, por exemplo, a figura dos sábios contadores de histórias da tradição nagô. Do livro: Pensar Nagô, 2017
2Intelecpluralidade é um conceito definido pela Dra. Bárbara Carine como uma categoria decolonial pautada “na ruptura com o modelo único de intelectualidade imposto pela óptica brancocêntrica ocidental que prevê uma ritualística epistêmica e performática para a constituição do/da intelectual”. Do livro: Como ser um educador antirracista: Para familiares e professores, 2023, p.13.
3Conforme nos ensina Leda Maria Martins, “a ancestralidade é clivada por um tempo curvo, recorrente, anelado; um tempo espiralar, que retorna, restabelece e também transforma, e que em tudo incide”. Do livro: Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (p. 52-53).
4Conto de tradição africana.
A quinta edição da revista CadernoS de PsicologiaS ganha forma em sua versão digital. Com uma temática livre voltada para psis e estudantes que se identificam como pessoas negras, os textos aqui expostos tratarão de variados assuntos relacionados à Psicologia.
Ao submeter seu texto para a 5ª edição da CadernoS de PsicologiaS, é necessário assinar a “Declaração de Ineditismo e Cessão de Direitos Autorais” para publicação nas modalidade virtual e/ou impressa, para acessar clique no botão abaixo:
Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211)
Danilo Zeferino Brandão (CRP-08/22055)
Guilherme Almeida de Lima (CRP-08/30681)
Jenniffer Lucas (CRP-08/22481)
Matheus Atilio Ramos Sales (CRP-08/36312)
Meire Regiane Lourenço Nunes (CRP-08/09673)
Pamela Cristina Salles da Silva (CRP-08/20935)
Rosângela Bacron (CRP-08/04941)
Valdirene Silva Machado (estagiária da assessoria de pesquisas até agosto de 2023)
Helena Vicente (estagiária da assessoria de pesquisas desde agosto de 2023)
Anderson Garcez Faccio (CRP-08/30064); Christiane Henriques Ferreira (CRP-08/22399); Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini (CRP-08/07915); Daiane Zanqueta (CRP-08/26107); Guilherme Almeida de Lima (CRP-08/30681); Jefferson Olivatto da Silva (CRP-08/13918); Julia Gindre Soreano Lopes (CRP-08/32661); Julia Mezarobba Caetano Ferreira (CRP-08/25872); Lara Stresser Schmitt Cesar (CRP-08/15778); Larissa Schelbauer (CRP-08/19051); Márcia Regina Walter (CRP-08//02054); Mariita Bertassoni da Silva (CRP-08/00101); Matheus Atilio Ramos Sales (CRP-08/36312); Natália Cesar de Brito (CRP-08/17325); Paulo Penha de Souza Filho (CRP-08/13139); Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363).
Alec Bineck Lessa (DRT 1443/PR) – Designer
Daniel Pagnozzi Ditchfield – Estagiário de Graduação em Publicidade
Samuel Oliveira de Castro – Back-end
As ideias presentes nos artigos publicados nesta revista são de responsabilidade das pessoas autoras, a exceção dos textos contidos no fascículo “Cadernos Técnicos do CRP-PR”, construídos pela Equipe Técnica/Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-PR.
Mainara Vicentini, Anaxsuell Fernando da Silva
#Inquietações Teóricas
Ana Beatriz Francisco de Melo
#Inquietações Teóricas
Paulo Vitor Palma Navasconi
#Inquietações Teóricas
Julia Gindre Soreano Lopes, Marcella Andrezza Moraes Rodrigues
#Relatos de Experiência
Nicholas Pontes do Nascimento, Thayná Martinez Pascoal, Paulo Vitor Palma Navasconi
Griziele Martins Feitosa
Jenifer Cristina Teixeira de Almeida
#Estilhaços