Revista CadernoS de PsicologiaS

Atravessamentos da Covid-19 nas práticas e saberes em Psicologia

Número 01/2020

Editorial

ISSN 2764-4340

A questão, que parece até trivial, serve para ilustrar a complexidade e a potência de se tramar uma revista como a CadernoS de PsicologiaS. Se o(a) leitor(a), em um primeiro momento, deixou-se levar pela consulta ao tamanho do volume que tem em mãos (ou em tela), isso mostra apenas uma parte da processo.

Mas não são só essas as páginas que fazem uma revista; há outras tantas invisíveis. A imagem de uma pessoa escrevendo, criando e amassando papéis ainda se atualiza: escrever é escrever. Há também as páginas de e-mail, que tramitam o recebimento, os termos, os fluxos com cada Psicóloga(o) que se deixa levar pelo desejo de transmitir e produzir saber. Há as páginas escritas por cada parecerista, que, ao examinar os textos, preocupou-se para que a tríade ética-estética-política da CadernoS de PsicologiaS fosse atravessada pelo cuidado. São muitas outras páginas que, tal como andaimes, se fazem para dar sustentação a esse corpo, agora aqui presente. 

CadernoS de PsicologiaS, afirmamos. Com esse “S” maiúsculo, ao final, refaz-se o tributo às multiplicidades, às diferentes formas de apreender um objeto e a conceber sujeitos, às pessoas em sua melhor voz: plural. É bom que seja assim, enquanto lembrete para vacinas antifascismo: corremos da ideia de “a” abordagem, “a” melhor concepção de sujeito, “a” mais potente resistência. Preferimos sabereS, sujeitoS e seus levanteS. Nosso tributo ao plural acaricia às diferenças.

Sim, no meio do caminho tinha um vírus. Atravessados pela pandemia, restou-nos olhar para a plasticidade e a capacidade de reconfiguração das práticas em Psicologia, com suas inquietações teóricas, suas obras de referência e defesa por Políticas Públicas submetidas por um outro giro: a Covid-19, com seus desdobramentos, aparece como “signo” em disputa. Reconfigurações que tomaram forma de textos a que, generosamente, as(os) Psicólogas(os) nos possibilitaram o acesso.

Uns aí localizam evidências e discursos de um fim de século; há aqueles que esperam outro mundo possível, a partir desta fratura; há os que temem pela sorte, os que contam lucros e, infelizmente, não param de haver os que choram pelos mortos. Em meio a tudo, o pior pânico possível parece ser a vida fluindo em meio da Covid-19, como “como se nada estivesse acontecendo”. Seria este um delírio distópico?

Pensar sobre delírios exige olharmos a realidade: nesse sentido, re-trilhamos o caminho da ciência. Olhamos o mundo, e contemplamos diante dos fenômenos todos entrelaçados o tamanho do nosso não saber. Em cada texto desta revista, em cada nota das produções da equipe técnica do CRP-PR, em cada relato de experiência aqui percebe-se uma tônica, uma curadoria, uma fina linha que parece cerzir os textos. Esperamos que essas linhas possam ser lidas.  

Ainda, é necessário dizer: uma revista se faz com aquelas páginas que ainda serão escritas: as ideias aqui expostas hão de fomentar debates, hão de inspirar outros relatos de experiência, hão de acolher e convocar discórdias e contrapontos. É isso que desejamos. 

Oxalá sejam suas estas muitas outras linhas e páginas por vir! 

CadernoS de PsicologiaS – Número 1 – 2020

Esta publicação é a versão on line (digital) do primeiro número da revista CadernoS de PsicologiaS. Graças ao edital do Conselho Federal de Psicologia (resolução CFP 12/2018) e com apoio do CRP-PR, também será possível a publicação impressa da mesma, em dois volumes e tiragem reduzida, a ser produzida no primeiro semestre de 2021.

Conselho editorial

Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211)

Antonieta Campos Serra Teixeira dos Santos (CRP-08/25671)

Denis dos Santos Costa (CRP-08/10950)

Eduardo da Silva Antonio (CRP 08/30797)

João Batista Martins (CRP-08/07111)

Luccas Danniel Maier Cechetto (CRP-08/27520)

Priscila Soares Pereira do Nascimento (CRP-08/12303)

Ramon Andrade Ferreira (CRP-08/28114)

Ricardo Lucas Koep de Oliveira (Estagiário de Graduação em Psicologia)

Pareceristas

Adriana Pellanda Gagno (CRP-08/06708), Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211), Amanda Lays Monteiro Inácio (CRP-08/23410), Antonieta Campos Serra Teixeira dos Santos (CRP-08/25671), Bruna Maria de Souza (CRP-08/20232), Christiane Henriques Ferreira (CRP-08/22399), Daiane Zanqueta (CRP-08/26107), Denis dos Santos Costa (CRP-08/10950), Dyeniffer Jessica Bezerra Parisoto (CRP-08/27407), Eduardo da Silva Antonio (CRP 08/30797), Erica Cristina Pereira (CRP-08/IS-269), Guilherme Alcântara Ramos (CRP-08/21249), Joao Batista Martins (CRP-08/07111), Lara Stresser Schmitt Cesar (CRP-08/15778), Larissa Schelbauer (CRP-08/19051), Luccas Danniel Maier Cechetto (CRP-08/27520), Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363), Priscila Soares Pereira do Nascimento (CRP-08/12303), Ramon Andrade Ferreira (CRP-08/28114) e Wesley Diego de Godoi (CRP-08/24023).

Produção editorial

Alisson de Souza Alves Luiz (Estagiário de Graduação em Publicidade)

Ellen Nemitz (Jornalista)

Josiane Tochetto (Designer e Front-end)

Samuel Oliveira de Castro (Back-end)

Textos publicados

As ideias presentes nos artigos publicados nesta revista são de responsabilidade de suas(seus) autoras(es), a exceção dos textos contidos no fascículo “Cadernos Técnicos do CRP PR”, construídos pela Equipe Técnica/Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP PR.

Cristina de Jesus Carvalho Almeida; Maribél de Salles de Melo 

#Relatos_de_experiência

Gleyciane Larissa de Oliveira e Thais Weiss Brandão 

#Relatos_de_experiência

Lucas Roberto Pedrão Paulino e Hyara Ferreira 

#Relatos_de_experiência

Antonio Augusto Baldi Martins e Ingryd Wiegmann Pinheiro

#Inquietações_teóricas

Anadir Luiza Thome Oliari e Marianne Ramos Feijó

#Inquietações_teóricas

Fabiano de Mello Vieira;Ana Carolina Severo; Bruno Lopes Saling; Fernanda Ciffro Pimenta; Maria Eduarda da Rocha Camargo; Yasmin Marquine Raymundo

#Resenhas

Cinthya Ciola da Costa Senkiv e Danielly Gondim

#Inquietações_teóricas

Maiara Ercília Teixeira Faquineti

#Relatos_de_experiência

Jaqueline Puquevis de Souza; Cristina Costa Lobo; Amanda Caroline Ribeiro; Nivaldo da Silva; Rosangela Abreu do Prado Wolf

#Relatos_de_experiência

Karolina Reis dos Santos Lukachaki; Beatriz Rabelo Tomeix; Anna Julia Osório; Mariane Kaucz Liu

#Inquietações_teóricas

Gustavo Filipowski; Carolina Pinheiro Silva de Almeida Prado; Thaysa Christiny Correia; Michele da Rocha Cervo

#Relatos_de_experiência

Andressa Trevisan dos Santos; Amanda Ester Gonzalez; Luana Caroline Schafer; Mainara Vicentini; Vania Galbes

#Inquietações_teóricas

Debora Schmidt; Enio Vilhena; Iris Okumura; Luana Walter; Ludiana Rodrigues

#Relatos_de_experiência

Carolina Ribeiro Ambrozio Vaz; Sidney Shine;

#Relatos_de_experiência

Maria Gabriela Perussolo de Freitas; Gladis Dalcin; Robson Zazula

#Relatos_de_experiência

Daniel Fauth Washington Martins e Victoria Grassi Bonamigo

#Relatos_de_experiência

Barbara Prado Zerbatto; Franciele Souza Prestes

#Relatos_de_experiência

Nájila Cristina Camargo e Pedro Braga Carneiro

#Inquietações_teóricas

Aline Pinto Guedes; Andressa Roveda; Carolina Franco de Oliveira Simeão; Camila Brüning; Elaine Cristina Schmitt Ragnini; Fernanda da Conceição Zanin; Janaína de Azevedo Leão Rêgo

#Relatos_de_experiência

Daniel Fauth Washington Martins; Ramon Andrade Ferreira

#Inquietações_teóricas

Tatiana Izabele Jaworski De Sá Riechi; Giulia Rell de Cosmo Martins; Pietra Diovanna Saladini de Cecco; Angel Miríade; Tatiele dos Santos Telaska; Katiane Janke Krainski; Iara de Moura Engracia Giraldi; Kriscieli Fonsaca; Thaís da Glória Messias Fogaça; Rebecca Nóbrega Ribas Gusso Harder Janke

#Relatos_de_experiência

Tayna Nayara Nunes; Eliseu Bahnert Junior; Flávia Silvestrin; Patricia Turek Bagatin; Tamiris da Silva Bento

#Relatos_de_experiência

Fernanda Bordignon Luiz; Renata Teixeira Parapinski; Gabriella de Oliveira Machado; Marina Abagge Greca; Giovana Hilberath Moreira; Carina dos Santos; Nathalin Fernanda da Silva de Almeida; Yasmin Oliveira Rossoni; Alex Sandro da Silva;

#Relatos_de_experiência

Márcia Melo de Oliveira Santos; Maira Maria da Costa; Alessandra Sant´Anna Bianchi

#Relatos_de_experiência

Elaine Cristina Schmitt Ragnini; Gustavo Pedroso da Silva; Lívia Beatriz Fromohls

#Relatos_de_experiência

Ana Paula Viezzer Salvador; Angel Miríade de Souza; Anna Flávia Boschen Nardielo; Camila da Costa Senkiv; Joyce Mendes Gonçalves Almeida; Leo Antonino Machado Rampasso; Letícia Stephane de Jesus; Mariana Molenda Jambersi; Milena Sayuri Tarui; Paula Maressa Zucchi; Raphaela Regina Joaquina Stein Develis; Thaioná Correa Salvan; Theodora Cunha de Lima

#Relatos_de_experiência

Graziely Vieira, Jammyla Stadler Moleta, Marina de Souza e Waléria de Fatima Pendyk da Cruz

#Relatos_de_experiência

Lucrécia Aída de Carvalho; Denise de Camargo

#Relatos_de_experiência

Orientação via e-mail elaborada pela COF sobre a prestação dos atendimentos psicológicos na Atenção Básica à Saúde na modalidade à distância.

#Cadernos_Técnicos_do_CRP-PR

Orienta a(o) Psicóloga(o) sobre o atendimento psicológico nas políticas públicas
e instituições privadas, diante da pandemia do COVID-19.

#Cadernos_Técnicos_do_CRP-PR

Orienta a(o) Psicóloga(o) sobre atuação nas políticas públicas de saúde
e assistência social, diante da pandemia do COVID-19.

#Cadernos_Técnicos_do_CRP-PR

Orientação da Comissão de Orientação e fiscalização (COF) do CRP-PR enviada à(ao) Psicóloga(o) que atua no Serviço Único de Saúde (SUS) após informação de que a gestão do equipamento estaria solicitando que a(o) profissional estivesse presencialmente na instituição para o registro em prontuário das atividades profissionais prestadas na modalidade a distância.

#Cadernos_Técnicos_do_CRP-PR

Oficio enviado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-PR a uma Operadora de Plano de Saúde que presta serviços no Paraná após a notícia de que a mesma haveria solicitado que as(os) profissionais voltassem a prestar os atendimentos na modalidade presencial a todas(os) as(os) usuárias(os) do serviço de Psicologia do Plano de Saúde

#Cadernos_Técnicos_do_CRP-PR

Ofício elaborado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-PR enviado à gestão do SUAS em um município após solicitação da(e) Psicóloga(o) servidor(a) frente a dificuldade no diálogo com o(a) gestor(a).

#Cadernos_Técnicos_do_CRP-PR

Ofício Circular dirigido às Operadoras de Planos de Saúde e às(aos) Psicólogas(os) que prestam serviço pelos planos de saúde em relação ao exercício profissional da(o) Psicóloga(o) nesse contexto de pandemia.

#Cadernos_Técnicos_do_CRP-PR