Escutar o que é singular: movimento internacional de ouvidores de vozes e a ética da psicanálise
Ana Carolina Lino Liberato, Caroline Benites Carpes e Loraine Oltmann de Oliveira
#Inquietações_Teóricas
Você tem em mãos (ou em tela) um trabalho de produção e articulação que, em uma primeira mirada, pode parecer um bloco único, mas que é atravessado por diferentes estágios ou platôs, às vezes não muito nítidos de serem observados.
Um destes estágios é a formação de um conselho editorial — que almeja ser coeso a ponto de acolher multiplicidades de olhares e saberes e tenha o compromisso com a produção e difusão de conhecimentos regidos por uma outra lógica, não hierárquica, positivista ou colonial. Este é sempre um trabalho “em processo” e que se renova a cada edição.
Outro estágio diz respeito às negociações, deliberações, ao trabalho das equipes articuladas — da gerência técnica à equipe de comunicação social do CRP-PR que viabilizam todo um arranjo até a revista, enfim, tornar-se visível. Você pode perceber em cada detalhe gráfico o cuidado que nos autoriza a dizer que este é um projeto ético-estético e político.
Também há o estágio da tramitação com autores, pessoas dos mais diversos contextos profissionais e acadêmicos que, de forma generosa, expõe aqui a coragem de suas palavras e ofertam a escrita autêntica de uma outra psicologia. Aprendemos muito com os pareceres, com os comentários no cantinho do texto e outras possibilidades de trocas e contextualizações das propostas que nos são encaminhadas.
Enfim, são muitos estágios e seus espelhos que, tal qual a imagem de um foguete e seus tanques propulsores, acoplam-se a este projeto. Saudamos todos eles, mas em especial saudamos aqui, neste editorial com trocadilhos, o trabalho dos diferentes estagiários e estagiárias que contribuíram com a edificação desse projeto junto a equipe técnica do CRP-PR. Essa revista não teria sido viável sem a participação destes colegas que, ao longo da breve história da CadernoS de PsicologiaS, viabilizaram estas transmissões de saber.
Parece pueril, mas é com o vigor e a “pulsão” destes estagiárias-os que, muitas vezes, nos guiamos; não só porque emprestamos ali a juventude e a expectativa que às vezes o cansaço da caminhada nos turva, como porque reconhecemos ali, na maestria de cada estagiária-o um convite à decolonialidade: é quando estagiárias-os tornam-se nossos educadoras-es e a pirâmide do suposto saber é virada do avesso. Desconstruir e desmontar é preciso.
Que esses diferentes estágios, camadas e vigor de estagiárias(os) se façam visíveis junto a estas letras e junto a vasta produção que aqui se oferenda e que, com as páginas desta revista, e que possamos, também por aqui, resgatar a sede de conhecimentos e a expectativa de uma profissão transformadora e de um mundo menos ordinário — expectativas comuns a quem debuta, com frescor e apostas na força da vida. São nossos desejos.
Boa leitura!
1 Texto escrito por Altieres Edemar Frei, trabalhador da Assessoria Técnica em Pesquisas do CRP-PR, representando este Conselho Editorial na forma de um tributo, homenagem e agradecimento à: Ricardo Lucas Koepp de Oliveira, Valdirene Silva Machado e Helena Machado pelas valiosas contribuições à curadoria da revista CadernoS de PsicologiaS e demais estagiários em diferentes setores da equipe que trabalham no projeto.
Psic. Altieres Edemar Frei (CRP-08/20211)
Psic. Danilo Zeferino Brandão (CRP-08/22055)
Psic. Guilherme Almeida de Lima (CRP-08/30681)
Psic. Jenniffer Lucas (CRP-08/22481)
Psic. Matheus Atilio Ramos Sales (CRP-08/36312)
Psic. Meire Regiane Lourenço Nunes (CRP-08/09673)
Psic. Pamela Cristina Salles da Silva (CRP-08/20935)
Psic. Rosângela Bacron (CRP-08/04941)
Valdirene Silva Machado – Estagiária da assessoria de pesquisas até agosto de 2023
Helena Vicente – Estagiária da assessoria de pesquisas desde agosto de 2023
Alec Bineck Lessa (DRT 1443/PR) – Designer
Samuel Oliveira de Castro – Back-end
Daniel Pagnozzi Ditchfield – Estagiário de Graduação em Publicidade
Psic. Anderson Garcez Faccio (CRP-08/30064)
Psic. Christiane Henriques Ferreira (CRP-08/22399)
Psic. Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini (CRP-08/07915)
Psic. Daiane Zanqueta (CRP-08/26107)
Psic. Guilherme Almeida de Lima (CRP-08/30681)
Psic. Jefferson Olivatto da Silva (CRP-08/13918)
Psic. Julia Gindre Soreano Lopes (CRP-08/32661)
Psic. Julia Mezarobba Caetano Ferreira (CRP-08/25872)
Psic. Lara Stresser Schmitt Cesar (CRP-08/15778)
Psic. Larissa Schelbauer (CRP-08/19051)
Psic. Márcia Regina Walter (CRP-08/02054)
Psic. Mariita Bertassoni da Silva (CRP-08/00101)
Psic. Matheus Atilio Ramos Sales (CRP-08/36312)
Psic. Natália Cesar de Brito (CRP-08/17325)
Psic. Paulo Penha de Souza Filho (CRP-08/13139)
Psic. Pedro Braga Carneiro (CRP-08/13363)
As ideias presentes nos artigos publicados nesta revista são de responsabilidade das pessoas autoras, a exceção dos textos contidos no fascículo “Cadernos Técnicos do CRP-PR”, construídos pela Equipe Técnica de Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-PR.
Ana Carolina Lino Liberato, Caroline Benites Carpes e Loraine Oltmann de Oliveira
#Inquietações_Teóricas
Amanda Marilia Seabra Pereira Leite, Bruna Guimarães Lopes, Constância Tamyres da Silva Molinetti e Guilherme Fernandes Machado
#Inquietações_Teóricas
Ana Paula Wilvert, Ester Rosa Almeida Lima Daniel, Fabiana de Aguiar, Juliana Cruz Pinheiro, Larissa Fagundes da Silva e Thayna Maria Ortiz dos Santos
#Inquietações_Teóricas
Ana Ligia Bragueto Costa, Annamaria Coelho de Castilho, Claudia Cibele Bitdinger Cobalchini, Christiane Burle de Oliveira, Fernanda de Araújo Stresser, Griziele Martins Feitosa, Ires Aparecida Falcade, Meire Regiane Lourenço Nunes e Vanessa Kowalek
#Inquietações_Teóricas